Escolha uma Página

Caminho de Itupava! 32 Km de caminhada na canela; ladeira abaixo; muriçocas; rolo tiro furdunço e confusão.

Há algum tempo tenho vontade de fazer o famoso “caminho de Itupava”. Essa trila originalmente era utilizada por índios que habitavam a região de Curitiba, e, depois da colonização portuguesa o caminho passou a ser utilizado para o trasporte de mercadorias do litoral (Morretes) para o interior (Curitiba).

Como chegar até a entrada do caminho?

O jeito mais fácil é pegar um táxi! Se você estiver em um grupo de pessoas ai é que vale a pena ir de táxi mesmo. O início da trilha não fica em Curitiba, mas sim em Quatro Barras, que é perto de Curitiba. 

Alguém muito gente fina já montou um mapa esquemático do caminho, só seguir que não tem erro!

O caminho de Itupava é muito difícil?

Bom, depende do seu preparo físico, meu amigo, no total são 32km de caminhada até o ponto onde você pode pegar um táxi!  Se você estiver meio gordinho, problemas do coração, for alérgico à picada de muriçoca eu não recomendo! Agora se você for um garotão ou uma garotona saudável como esses dois aqui! Pode ir tranquilo que dá! Meus pais já passaram dos 50  e foram!  Não vá perder pra eles heim! 

 

Quanto tempo demorou a caminhada?

Nós chegamos na trilha bem cedo, não tão cedo assim, mas era cedo, umas 7:30! Saímos da tilha por volta das 18:30, foram mais ou menos 11 horas de caminhada! Dá pra fazer em menos tempo, claro que dá, mas ai perde a graça! O negócio é ir vendo a paisagem e as coisas legais do caminho, relaxe você está tirando um tempo só pra você!

Quanto paga para fazer a caminhada?

Grátis! Só deixar o seu nome no início da trilha e gastar as canelas!

O caminho de Itupava é bem sinalizado?

Então, se você está acostumado a andar na mata não terá muitos problemas pois a trilha toda é feita de pedras, porém, é necessário atenção pois em alguns pontos a terra encobre as pedras do trajeto e você precisa analisar o caminho! 

Já ocorreram incidentes de turistas perdidos na mata por pegarem caminhos feitos por porcos do mato achando que era a trilha!  De tempos em tempos você vai encontrar uma indicação nas árvores dizendo que você está no caminho certo! Se você caminhar mais de meia hora e não achar nenhuma marcação da trilha, cuidado!

Quando você termina a trilha a caminhada ainda não acabou!

O fim da trilha no meio da mata não indica o fim da caminhada pois os táxis não buscam as pessoas nesse local! Não tem como chegar, é muita pedra, só de 4x4 ou de moto pra chegar lá em cima, então, você terá que descer no mínimo 4 km até o posto do IAPE ou 10 km até o asfalto, ai depende do que você combinou com o taxista! 

Não tem sinal de celular no final da trilha então, deixe combinado previamente o local e o horário da sua chegada!