Escolha uma Página

O que é o e-business?

O termo e-business já tem registro desde 1995 sob o nome de uma revista on-line, mas foi em 1997, em uma campanha criada pela Ogilvy & Mather, que a IBM popularizou o e-business. Ela associou o termo a novas oportunidade em negócios altamente conectados, ligando o termo diretamente a internet.

Na verdade o e-business é muito mais que isto. O e-business pode ser definido como sistemas de informação que auxiliam os processos de negócio. Estes sistemas podem ser desde B2C e B2B até CRM, Supply Chain Management (SCM) e gerenciadores de conteúdo. Claro que o termo varia de autor para autor, mas a essência é esta.

Vantagens do e-business

Algumas das principais vantagens do e-business são:

– integração: sistemas conectados como ERP e SCM facilitam a troca de informações;
– agilidade: informações em tempo real sobre o seu negócio, facilitam a tomada de decisão;
– transparência: todas as etapas envolvidas estão disponíveis para o nível gerencial.

Com o e-business entendido, podemos seguir para o e-commerce. Já vimos o que é e-commerce. Ele faz parte do e-business. Ele compreende não apenas a parte de compras e vendas, mas também o marketing, a logística, a infra-estrutura e o atendimento ao cliente.

Por fazer parte do e-business, o e-commerce deve seguir a mesma estratégia traçada. Ambos são essenciais para estabelecer um novo patamar para as empresas.

Adaptado de: http://imasters.com.br/artigo/3325/ecommerce/e-business_x_e-commerce_definindo_papeis/